terça-feira, 11 de outubro de 2011

O Cântico da Subida


    No livro dos Salmos, a partir do salmo 120 até o salmo 134, existe uma coletânea de salmos chamada cânticos de subida ou cântico dos degraus, alguns intitulam a coletânea de “não há lugar como o lar”.
   Todo homem em Israel deveria subir a Jerusalém três vezes por ano para apresentar-se perante o SENHOR; na Páscoa(Festa dos Pães Asmos), no Pentecoste(Festa das Semanas) e na festa dos Tabernáculos. Estas subidas eram muito exaustivas e tanto os que moravam perto como os que moravam longe de Jerusalém deveriam comparecer, por este motivo, a viagem era, para alguns, um verdadeiro martírio. Alguns acreditam que o Cântico da Subida era cantados à Deus durante a peregrinação para que os filhos de Israel tivessem seus corações fortalecidos durante a árdua subida. O objetivo era chegarem ao “lar”; o centro da adoração em Israel: Jerusalém, o coração do povo era um, ansiando pela chegada.
    Quero chamar a sua atenção para um detalhe que parece ter sido esquecido por muitos de nós. Você já deve ter ouvido ,em algum lugar, que nós somos o novo Israel de Deus, isso pode não significar muita coisa para alguns mas é algo profundo, em resumo, podemos nos arriscar a dizer que o mesmo relacionamento que Deus tem com Israel, quer ter conosco e esse é um detalhe que não pode fugir de nossas mentes.
    Se isso é verdade, porque não dizer que nós podemos nos identificar com essa história? Nós não estamos em uma constante caminhada para a nova Jerusalém, o lugar que foi escolhido por Deus para que Ele fosse adorado para sempre por todas as nações? Assim como o coração de Israel ansiava por chegar ao “lar”, nós também não ansiamos pela chegada ao “lar celestial”, onde poderemos nos sentir, em fim, seguros? Estas são, sem dúvida, verdades inegáveis, porém, é também verdade que a nossa subida, como a de Israel, é árdua e dificultosa, cheia de perigos e de inimigos como no salmo 124:3: “certamente eles (os inimigos) teriam nos engolido vivos na sua ira”. Como subiremos então? Não somos o novo Israel de Deus? Podemos então nos valer do Cântico da Subida em todos os momentos da vida.
    Sendo assim, vençamos a angústia e a calúnia do salmo 120, clamemos ao SENHOR que Ele nos ouvirá. Tenhamos a certeza que o salmista demonstra no salmo 121 que, ao elevar seus olhos para os montes, pode ver o socorro que vem do Deus que não deixa vacilar o seu pé. Sintamos a mesma alegria de ir à casa de Deus que o salmista sentiu no salmo 122 e esperemos no SENHOR como os servos atentam nas mãos dos seus senhores no salmo 123. Façamos como o salmista do salmo 124, que não esqueceu o fato de que só a misericórdia de Deus tem mantido Israel de pé. Confiemos no SENHOR como no salmo 125 e sejamos como o monte de Sião que não se abala.  Levemos a preciosa semente do salmo 126 ainda que chorando, acreditemos que é o SENHOR quem edifica nossa casa e guarda a nossa vida como Salomão acreditava  no salmo 127 e tomemos posse de uma vida prospera e da promessa de uma família abençoada como no salmo 128. Soframos as angústias do salmo 129, contemplemos a justiça que Deus executa contra os que “aborrecem a Sião” e ansiemos pelo Senhor como os guardas do salmo 130 esperam pela “manhã”. Tenhamos a humildade de Davi no salmo 131, o seu zelo pelas coisas de Deus e a certeza de que a nossa descendência será abençoada como no salmo 132.
    Chegando próximo ao fim da peregrinação, é comum que alguns queiram desistir pois é o momento mais crítico da jornada, muitos não conseguem mais caminhar sozinhos, nessa hora, devemos ter o mesmo sentimento do salmista no salmo 133 e sejamos unidos ajudando-nos uns aos outros a caminhar seja com uma palavra, um gesto ou uma oração.
    Á essa altura a peregrinação está quase terminada, mas está faltando o salmo 134. Eu lamento mas este salmo está reservado para uma ocasião mais especial, está reservado para o dia da redenção. Pela estrutura do salmo percebemos que ele era ideal para que os filhos de Israel o cantassem quando chegassem em Jerusalém e este salmo cantaremos no final de nossa jornada. E é com ele que termino esta mensagem e espero que você possa perseverar fielmente nesta subida sem olhar para os obstáculos e dificuldades e possa subir cantando o Cântico da Subida visando, um dia, poder olhar na face de Jesus e viver eternamente no “lar” pois “não há lugar como o lar”
    Salmo 134: Eis aqui, bendizei ao SENHOR todos vós, servos do SENHOR, que assistis na Casa do SENHOR todas as noites.
    Levantai as mãos no santuário e bendizei ao SENHOR.
    O SENHOR, que fez o céu e a terra te abençoe desde Sião.
(Joaquim Louzano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário